Propriedades do pistache e seus usos

O pistache é um fruto seco que vem de uma pequena árvore que pertence ao gênero Pistacia. É um fruto seco com um alto conteúdo de fibra e energia, previne o câncer e a diabetes, pode ajudá-lo a perder peso e a diminuir o estresse. Seu sabor curioso é muito atraente e é geralmente utilizada como base para inúmeros sobremesas ou bem, você pode consumí-lo em seu estado natural.

Propriedades e benefícios do pistache
Entre as suas numerosas propriedades destacam-se:
Diurético
Os pistácios, assim como muitos frutos secos, contêm pouca água e o teor de nutrientes está muito concentrado. Isto significa que são um alimento com uma grande quantidade de nutrientes.
Afastam-se minerais como o potássio, com valores que chegam a 70% das nossas necessidades diárias recomendadas.
Elk potássio em um eletrólito que ajuda a manter uma correcta transmissão nervosa e contração dos músculos, como o coração, por esta razão, regula a pressão arterial.
Regula a eliminação de líquidos do organismo.
Magnésio
100g de pistache respondem por 35% das nossas necessidades diárias de magnésio. Este mineral é necessária, porque nos ajuda a relaxar, combate os efeitos do estresse como ansiedade, nerviosismos e a irritabilidade.
Facilita a contração e descontração muscular, o que nos ajuda a conciliar o sono, isto é, ajuda a descansar.
Tem efeito basificante em nosso corpo, intervém na síntese de hormônios, ajuda a transformar os ácidos graxos essenciais para a correta função cerebral.
Sistema nervoso
Contam com um elevado aporte de fósforo, 100g de pistache contribuem com 90% de nossas necessidades diárias deste mineral, contribuindo para o adequado funcionamento do sistema nervoso central, a ligação entre os neurônios e a resistência física e mental.
Contra a anemia
O elevado teor de ferro dos pistácios ajuda a controlar a anemia. Contêm ferro de origem vegetal e 100g fornecem 40% de nossas necessidades diárias de ferro.
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Energético e antioxidante
Contêm manganês e vitamina B2 ambas as substâncias ajudam a produção de energia e, portanto, o metabolismo reduz os efeitos dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e as mutações.
Também contêm zinco e selênio, minerais que previnem doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Estes minerais protegem a vista prevenindo o aparecimento de catarata, perda de visão e cegueira noturna.
Fornecem ácido fólico
Também conhecido como vitamina B9 um bolo de pistache 100 g responde por 25% da quantidade diária que precisamos para a formação de proteínas e hemoglobina no sangue. O défice desta vitamina aumenta o reisgo de sofrer de doenças cardiovasculares.
Vitamina E
Traz vitamina E na forma de tocoferol, a vitamina a é um antioxidante contra as reações dos radicais livres. Previne doenças cardiovasculares, envelhecimento prematuro da pele, tecidos e células.

Boa fonte de fitoesteróis e luteína
É a fruta seca mais rica em fitoesteróis e luteína. Impede, portanto, a ocorrência de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
A luteína é um antioxidante poderoso que mantém a saúde dos olhos em perfeito estado. A luteína é um fitoquímico que pode prevenir doenças cardiovasculares e a hipertensão, pois evita a oxidação do LDL-colesterol e retarda o envelhecimento.
Também contém arginina, um aminoácido com efeito vasodilatador em veias e artérias do corpo, facilitando a oxigenação de todas as células do organismo.
Diabetes
De acordo com o estudo “Acute effects of pistachio consumption on glucose and resumo em português acredita, satiety hormones and endothelial function in the metabolic syndrome”, publicado em março do ano de 2014 o consumo de pistache reduz a glicemia pós-prandial, e pode ter propriedades para aumentar a eficiência da insulina.
De onde saem os pistaches?
Os pistácios são originários das regiões montanhosas da Grécia, Turquia, Síria, Taiwan, Irã, Turcomenistão, Afeganistão e o Paquistão ocidental. Para o ano de 2011, o Irã era o maior produtor de pistache do mundo, com 472 097 toneladas.
As árvores são plantas em hortas e necessárias entre 7 e 10 anos para produzir o maior número de pistache. Sua produção é alternada ou bienal, ou seja, a produção é maior a cada dois anos. A produção de pico de uma árvore se chega aos 20 anos. As árvores de pistache se podan até um tamanho adequado para realizar a colheita facilmente. Uma árvore macho de pistache produz pólen suficiente para fertilizar 8 ou 12 árvores fêmeas.
RECOMENDADO Alimentos fibrosos
Os pistácios enviados por atacado têm a auto-aquecer e podem provocar combustão espontânea, devido ao seu alto teor de gordura e baixo teor de gordura.
Como são feitos os pistaches?
Os pistácios costumam se preparar tostándolos embora aceita diversidade de preparações.
Antes de tostarlos é necessário pelearlos, isso pode fazer ferver os pistácios em água pro dois minutos e, em seguida, enfriarlos em água fria para raspá-los com um repasador ou com as mãos.
Em seguida, você pode brindar à ferro em uma frigideira ou wok em fogo médio com um pouco de sal e sem nenhum tipo de óleo.
Também podem ser torrados no microondas por 3 por 6 minutos.
Para que servem?
Os pistácios têm muitos usos, muitas vezes usado em sobremesas e como um lanche saudável em seu estado natural.
São utilizados para reduzir os níveis de colesterol e controlar de forma natural, com problemas cardiovasculares, a sua aplicação mais conhecida é a dietas para perder peso.
O engordam os pistaches?
Os pistácios são o fruto seco com menor ingestão de calorias. São uma boa opção para uma sobremesa ou um lanche, o seu conteúdo de fibra e de óleos permite que estejamos fartos antes e que devemos consumir menos calorias depois.
De acordo com um estudo publicado no “Journal of the American College of Nutrition”, em junho de 2010, que consomem 240 calorias de pistache, durante 12 semanas reduzem o seu índice de massa corporal e nível de triglicérides muito mais do que aqueles que consomem 220 calorias de farinhas refinadas.

Para consumir com moderação os pistácios deverá consumi-los com casca, sem ela, dessa forma podem consumir 41% menos calorias. Também recomenda-se consumi-los sem sal.