Quais são os alimentos energéticos?

Existem diferentes tipos de alimentos energéticos. Este tipo de alimento são indicados quando realizamos exercícios físicos ou quando precisamos de energia rápida e eficiente. Um dos alimentos energéticos mais conhecidos são os hidratos de carbono, componentes fundamentais de uma dieta equilibrada.

O Que são os alimentos energéticos?
São aqueles que oferecem uma dose extra de energia quando realizamos esforços físicos ou quando o nosso corpo se sente sem energia.
Muitos tipos de alimentos podem ser considerados energéticos.

Tipos de alimentos energéticos
Carboidratos simples
Conhecidos como açúcares são compostos por uma ou duas moléculas de sacáridos. O seu sabor é doce e a sua absorção é muito rápida. Os mais comuns são a caça de-açúcar, a sacarose e a frutose, o açúcar presente nas frutas.
Carboidratos complexos ou amidos
São conhecidos também como amidos e são formados por 10 a moléculas de sacáridos. Sua absorção é mais lenta e são a fonte de energia mais importante. Pode ser encontrado em vegetais, frutas, arroz, macarrão, milho, aveia e féculas.
Os atletas devem consumir hidratos de carbono para ter reservas de energia de consumo rápido.
Gordura
É a energia de consumo mais lento. É uma importante fonte de energia para a criação de hormônios.
Os alimentos ricos em gordura fornecem energia a longo prazo. A importância das gorduras varia de acordo com o tipo de ácidos graxos que os compõem. Classificam-Se em saturadas e insaturadas. Estas últimas dividem-se em polinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras insaturadas que não são prejudiciais para o sistema circulatório e se apresentam no estado líquido. As gorduras saturadas são de origem animal e prejudicam o nosso sistema circulatório.

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Lista de alimentos energéticos
Alimentos ricos em gordura
Alimentos ricos em gorduras saturadas têm a carne de vaca, de porco, gema de ovos, derivados do leite, como manteiga, queijo e creme de leite, assim como os enchidos.
Alimentos ricos em gorduras insaturadas têm as azeitonas, amendoim, azeite de oliva e nozes.
Alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas: São encontrados em nozes, óleo de girassol, peixe, milho e soja.
Cabe destacar que os frutos secos são classificadas em dois grupos de alimentos:
As sementes são ricas em gorduras: Estas são a noz, castanha de caju, amêndoa, a avelã, sementes de girassol e amendoim.
As sementes são ricas em hidratos de carbono: são Estas as bolotas e castanhas
Alimentos ricos em carboidratos
Neste grupo se encontram a aveia e o arroz, as batatas, batatas e produtos hortícolas. Também encontram-se os derivados como macarrão e o pão. Também estão a banana, a pêra e a maçã.
Alimentos energéticos importantes
Existem muitos tipos de alimentos energéticos que pode consumir para fornecer energia para o seu corpo:

Pólen e geléia real.
Noni.
– Mel.
Maca.
Guaraná.
Ginseng.
Cacau cru.
Bagas goji.
Aloe vera.
Alga Kelp.
Óleo de coco.
Açaí.
Todos estes produtos caracterizam-se por serem altamente energéticos e necessários se, realizamos atividades que envolvem grandes esforços físicos. Alguns podem apresentar algumas contra-indicações como alergias ou condições crônicas.